Oeste apresenta iniciativas associativistas em Convenção Regional

(Andrea David, em 25 de setembro de 2013)

Encontro da Faciap, que passa por sete regiões até a Convenção Anual, teve sucesso de público em Matelândia

cb5d7864031b20603b6713973dd4a877Exemplos de associativismo e liderança local foram a marca da Convenção Regional da Faciap realizada na última sexta-feira (20), na Caciopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, que teve como cidade-sede Matelândia. O evento antecede a Convenção Anual da Faciap, que neste ano acontece no Castelo do Batel, em Curitiba, nos dias 21 e 22 de novembro.

O encontro contou com a presença do prefeito Rineu Menoncin, que ficou satisfeito com a presença das Associações Comerciais de toda a região. “Vejo um grande comprometimento entre Faciap e Caciopar, e o resultado está aqui, com a união e parceria de todos”, afirmou.

O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, destacou os níveis de desenvolvimento da região e a importância de uma reforma no sentido de viabilizar melhorias a longo prazo. “Apesar das dificuldades que enfrentamos aqui, a união do associativismo vem agregando bons índices de desenvolvimento. Uma reforma política seria ideal para garantirmos melhoria contínua, pois com o sistema atual fica inviável o planejamento a médio e longo prazo”, ressaltou.

Pela Caciopar, o presidente Mario César Costenaro reafirmou o compromisso de transformação das Associações Comerciais como agentes de desenvolvimento local. “Trabalhamos pelo fortalecimento do associativismo como agente de desenvolvimento, com capacitação, inovação e planejamento”, afirmou. O próximo passo é a realização de mais um Congresso da Caciopar, com previsão para março de 2014.

A ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu foi representada pelo presidente Roni Temp, acompanhado do vice-presidente João Batista de Oliveira e integrantes dos núcleos de Tecnologia da Informação e Conselho da Mulher Empresária Executiva. Na comitiva da ACIFI também estavam colaboradores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Programa Empreender e do Departamento Comercial.

Produtos e serviços

As ações da BCF – Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito e do programa Capacitar se transformaram em um bate-papo entre os líderes presentes. O coordenador da Base e superintendente da Faciap, Edson Araújo Filho, informou que haverá novos treinamentos para as 238 entidades que contam com o produto. Já o Capacitar, recebido por 38 entidades filiadas à Caciopar, vem mostrando resultados positivos. A executiva da Associação Comercial de Formosa do Oeste, Julianne Viana Bergamin, apresentou o case de sucesso com novas ações de desenvolvimento local e novo sistema orçamentário, o que vem garantindo melhorias constantes. Já a executiva da Associação Comercial de Missal, Daniele Buss, mostrou como os produtos e serviços também trazem sustentabilidade à entidade.

O superintendente também apresentou em primeira mão os novos projetos de seguro empresarial e telefonia celular. O Seguro, uma parceria Faciap e AIG Seguros, visaproporcionar o acesso a planos de seguro empresariais com condições e coberturas exclusivas no mercado e já está à disposição das Associações Comerciais. Já o projeto de telefonia celular será lançado em breve.

O acesso ao crédito também foi destaque na Convenção Regional. As Sociedades Garantidoras de Crédito, BRDE, Sicoob, Sicredi e Fomento Paraná apresentaram linhas e projetos voltados especialmente ao micro e pequeno empresário.

Encontro CEME/Sebrae

Durante o dia, abriu-se espaço para a realização do 4º Encontro CEME/Sebrae. A palestrante Bernadete Silveira Martins falou sobre Liderança Feminina, enquanto a presidente do CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária, Maria Salette Rodrigues de Melo, apresentou as ações do Conselho em 2013, como o lançamento do prêmio que vai reconhecer as boas práticas dos Conselhos municipais, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e a série de encontros que vêm acontecendo em todo o Paraná no decorrer do ano.

Encerrando a Convenção regional, o professor Nailor Marques fez uma palestra que incentiva a procurar a oportunidade e pensar diferentemente do que vem ocorrendo na sociedade atual. “O Brasil carece de pessoas que não se preocupam apenas com seu momento, mas que pensam além, no bem de todos”, observou.

(Imprensa FACIAP/ACIFI)

COMPARTILHAR: