“O cliente não tem sempre razão”, diz Walter Longo em palestra

(Andrea David, em 23 de outubro de 2013)

IMG_8010Um dos maiores nomes do marketing empresarial no Brasil, o executivo Walter Longo ministrou palestra em Foz do Iguaçu na última segunda-feira (21). O tema “Empresa do Futuro” encerrou o 9º Ciclo de Palestras realizado pela ACIFI, Itaipu e 97FM. Em sua apresentação, para mais de 400 pessoas no Hotel Golden Tulip, ele derrubou alguns conceitos, entre eles de que “o cliente não tem sempre razão” e “seu negócio não que é o que você está pensando”.

Ao afirmar que “tamanho não é documento”, ele compara casos de empresas familiares e que tem conseguido competir de igual para igual com empresas de grande porte. Como exemplos de sucesso, ele citou uma confecção de biquínis do Rio de Janeiro que emprega apenas sete pessoas e exporta para 70 países apenas com uma loja virtual e uma pizzaria delivery em Belo Horizonte que funciona sem forno e nem pizzaiolo. “O que define o sucesso não é o ramo de atividade e sim o modelo de negócio”, acredita Longo.

Do ponto de vista dele, é preciso que os empresários entendam esse mundo novo porque ele mudou. “Estamos na era do compartilhamento e da colaboração e as empresas e pessoas que ainda não pensam assim, mas vão ter que pensar”, aconselha.

Walter Longo é autor de livros de sucesso na área de marketing e foi conselheiro de Roberto Justus no programa de televisão “O Aprendiz”. Ele é mentor nas áreas de estratégia e inovação do Grupo Newcomm, holding formada pela associação de Roberto Justus e o Grupo WPP. Ele dedicou boa parte do tempo na palestra para falar de inovação, que segundo ele, é muito mais do que tecnologia. “É fazer de um jeito diferente, aquilo que aprendemos a fazer”, resumiu. Por fim, ele disse que a inovação pode estar em tudo, mas principalmente dentro de cada um de nós.

COMPARTILHAR: