Estudantes da Vila C participam do Feirão do Imposto

(Andrea David, em 31 de outubro de 2013)

901_1pNa próxima segunda-feira (04), os estudantes do Colégio Paulo Freire, na Vila C, participarão do Feirão do Imposto, ação que visa divulgar para a comunidade o peso que impostos têm no preço dos produtos que são adquiridos pelos consumidores. A ação faz parte do projeto piloto “Semeando a Educação Fiscal”, desenvolvido pelo Observatório Social de Foz do Iguaçu e o Conselho do Jovem Empreendedor da ACIFI.

Desde a última terça-feira, dia 29, os estudantes daquela instituição de ensino participam de palestras e ações que visam ampliar a conscientização em matéria de cidadania e função social dos tributos que faz parte da Metodologia da Rede de Observatórios Sociais do Brasil. Nesse dia, a servidora da Receita Federal do Brasil, Patrícia Gomes de Oliveira, proferiu uma palestra sobre a Função Social do Tributo para a Turma do 7° ano, com 55 alunos. No dia seguinte (quarta-feira, 30), os estudantes puderam participar de um debate com voluntários do Observatório Social, a respeito de assuntos como cidadania, ética, moral e impostos, também com os 55 alunos do 7º ano no período da manhã.

“Iniciar essa formação é importante para a futura participação na comunidade, desempenhando o papel de todo cidadão de fiscalizar os atos da administração pública. Indiretamente também, inicia-se uma conversa a respeito do tema dentro das famílias que compõe a comunidade. O propósito final é formar a comunidade para ter uma participação mais ativa na sociedade e exercer seu direito de Cidadão”, explicou Fernando Portinho, coordenador executivo do Observatório Social.

Feirão do Imposto

Na segunda-feira, o Observatório Social e o Conselho Jovem Empreendedor ocuparão um espaço durante a Feira de Ciências do Colégio Paulo Freire, na Vila C, para evidenciar a questão da cobrança de impostos no país.

Haverá uma mostra de produtos domésticos, com etiquetas que indicam o quanto o preço final é afetado pelos impostos, e os visitantes do Feirão, serão estimulados a iniciar um acompanhamento da aplicação desses recursos públicos.  O Feirão será aberto para todas as turmas do colégio e a comunidade.

Para o próximo ano, o Observatório Social de Foz do Iguaçu pretende ampliar o Projeto Semeando Educação Fiscal, atuando em parceria com os demais colégios na Rede de Ensino Pública na cidade.

Mais fotos e informações acesse: http://osfi.org.br/noticias_detalhes.php?alunos-aprenderam-um-pouco-mais-sobre-a-importancia-dos-impostos&ID=OTAx

COMPARTILHAR: