ACIFI é referência no programa Capacitar para 5 estados

(Monica Pinto, em 26 de dezembro de 2013)

 

Roni Temp saúda integrantes da missao do Capacitar

Roni Temp saúda integrantes da missão do Capacitar

A ACIFI, apontada como uma das Associações Comerciais que obteve um grande salto após a implantação do programa Capacitar Paraná, recebeu uma comitiva formada por integrantes da missão Capacitar/Progerecs, da CA&CB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), e apresentou a sua estrutura aos integrantes. A ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu foi uma das entidades com maior índice de melhoria organizacional e agora serve como exemplo para as Federações do Pernambuco, Mato Grosso, Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e da Associação Comercial de Florianópolis.

O presidente da Associação, Roni Temp, mostrou que a atuação vai muito além da oferta de produtos e serviços. “Após a implantação do Capacitar, tivemos um grande aumento no número de associados e melhorias na gestão interna. Outra conquista crucial é a nova sede, a qual começa a ser construída no início de 2014”, conta. A atuação estratégica também tem destaque, especialmente após a articulação para a recente criação do Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu. “Hoje o Codefoz é uma realidade que proporciona discussões importantes sobre o futuro do nosso município. É um grande diferencial contarmos com a capacidade da população local trabalhando pela sociedade em reuniões junto ao poder público”, avalia. No Conselho, os empresários fazem suas solicitações de acordo com os interesses da sociedade organizada com poder de política pública e publicações no Diário Oficial.

A coordenadora operacional Natália Fuentes conta que o programa proporcionou a criação de novas diretrizes estratégicas a serem trabalhadas pela diretoria. “Temos participação de associados na reunião da diretoria assim como todos os diretores possuem um projeto em mãos. Tivemos também um aumento rápido no número de associados, sendo contabilizados apenas os que estão com a mensalidade em dia, enfim, temos uma gestão mais aprimorada”, relata.

Sebrae/PR – O Sebrae/PR, como parceiro do Capacitar no Paraná, também fez o seu depoimento. O gerente da Unidade de Programas Estaduais Agnaldo Castanharo ressaltou o bom relacionamento com a Federação para o sucesso do programa. “Vemos a FACIAP como uma das principais articuladoras do sistema produtivo, da convergência regional e da implantação da Lei Geral da MPE, pontos essenciais para o bom desenvolvimento das Associações Comerciais. O Sebrae/PR mantém este relacionamento fortalecido pelo apoio que uma entidade oferece à outra. Agora, com os resultados positivos, as entidades que receberam o Capcitar devem seguir com as ações para a melhoria constante”, afirma.

Os participantes avaliaram positivamente a experiência no Paraná. O executivo nacional da CACB,Luiz Antonio Bortolin, se comprometeu a instigar a implantação do Capacitar em outras Federações.

Participaram da missão representantes de entidades empresariais de sete estados: Ricardo Luiz de Lacerda (executivo da FEDERAMINAS – Federação das Associações comerciais e empresariais de Minas Gerais); Rita De Cássia Alves de Matos (executiva da FACMAT – Federação das Associações comerciais e empresariais do Mato Grosso); Carlos Alberto Wolh Júnior (Técnico do SEBRAE MT); Rosinei Caparriz Bezerra (Executiva da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra – MT); Jussara Pereira Barbosa (presidente da FACEP – – Federação das Associações comerciais e empresariais de Pernambuco); Ana Claudia Arruda Laprovitera (técnica do SEBRAE PE); Jessika Silva Pereira (executiva FAEMS – Federação das Associações comerciais e empresariais de Mato Grosso do Sul); Luiz Aparecido de Melo (Executivo da Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste – MS); Valdemar Pinheiro Filho (presidente da FACEA – Federação das Associações comerciais e empresariais do Amazonas); Andrei Gomes Pinheiro (Executivo FACEA); Giovane Heidemann (Executivo da Associação Comercial de Florianópolis e FACISC – Federação das Associações comerciais e empresariais de Sta Catarina); Paulo César Ferreira e Andréas Dohle (IDO – Instituto para o desenvolvimento das organizações); Edson Charavara e Agnaldo Castanharo (SEBRAE PR); Andréa Monteiro, Janaine Stoco, Juliano Fuzinatto, Iraci Maraczinski e Márcio Vieira (FACIAP). (Com informações da Assessoria da FACIAP e CACB)

COMPARTILHAR: