Certidões da JUCEPAR podem ser emitidas pela Internet

(Monica Pinto, em 9 de janeiro de 2014)

Empresários, contadores e todos que necessitem dos serviços da Junta Comercial do Estado do Paraná, podem fazê-lo pela Internet, dispensando, caso queiram, a visita regular à agencia regional, que funciona na sede da ACIFI. O sistema on-line já está disponível desde o dia 23 de dezembro. Todos os documentos são emitidos pela Internet, com certificação digital.

Para ter acesso às certidões simplificadas, específicas ou de inteiro teor – exigidas para comprovar a participação em firmas ou aberturas de contas de banco da empresa, por exemplo – o usuário faz um cadastro no site da Jucepar (www.juntacomercial.pr.gov.br) e informa o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), que é o registro de legalidade da empresa na Junta Comercial.

Quem não souber seu NIRE poderá fazer pesquisa na página inicial do site da Junta. Após a confirmação dos dados, será emitido um boleto para pagamento em bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou mesmo pela internet. A partir da confirmação de pagamento, a certidão é enviada diretamente ao e-mail do usuário.

“Além de certidões, o empresário ou contador pode fazer consultas on-line, sobre andamento dos processos, sobre documentos arquivados e da autenticidade das certidões”, acrescenta a assistente da JUCEPAR de Foz, Mabel dos Santos.

Segundo dados da Jucepar, as 62 unidades emitem uma nova certidão a cada dois segundos. De janeiro a outubro de 2013, foram expedidas um total de 186.064 certidões simplificadas no sistema tradicional, uma média de 620 documentos por dia ou 25 por hora. Já as certidões de inteiro teor totalizaram 43.107 emissões até outubro, o que equivale a cerca de 143 por dia.

O novo sistema, contratado pela Jucepar da empresa Viamidia, trará mais agilidade e segurança aos empresários paranaenses. “Além de otimizar o atendimento da Jucepar, o projeto Jucepar Digital vai oferecer mais segurança e comodidade aos nossos usuários. Este é um dos programas que a atual gestão tem desenvolvido para diminuir a burocracia dos processos de legalização de empresas”, explica o presidente a Jucepar, Ardisson Naim Akel.

Além de estarem disponíveis na internet, os documentos continuarão sendo expedidos nas agências da Jucepar.

Junta Digital

O projeto Certidão Online é um dos segmentos do programa Jucepar Digital, que prevê a contratação de uma série de servidores para modernizar a área de tecnologia da informação do órgão e agilizar diversos processos junto a seus usuários.

Em abril do ano passado, a Junta lançou a consulta de viabilidade de nome empresarial, também realizada pela página eletrônica da Jucepar. A partir de um cadastro, o usuário é direcionado a um formulário eletrônico que oferece três opções de escolha de nomes e permite a reserva por até 90 dias. (Com informações da Assessoria da Jucepar)

COMPARTILHAR: