Núcleos do Programa Empreender farão Planejamento Estratégico

(Monica Pinto, em 27 de janeiro de 2014)

Integrantes do Núcleo das Indústrias de Confecções durante Missão Técnica em Cianorte

Após o período de recesso de final de ano, inclusive para que a Associação Comercial e Empresarial de Foz, Acifi pudesse ser transferida para a sede provisória, as empresas que atuam nos Núcleos Setoriais do Programa Empreender começam a retomar as atividades. E uma das primeiras ‘tarefas’ será a realização do Planejamento Estratégico para 2014.

De acordo com a gerente operacional da Acifi, Natália Fuentes, o primeiro núcleo a agendar seu planejamento estratégico foi o das empresas ligadas ao setor de confecções. Esse núcleo foi criado no ano passado para promover o desenvolvimento conjunto das indústrias do segmento, e nos primeiros meses de atuação conquistou avanços importantes, como a inclusão do incentivo ao Pólo Têxtil no PPA – Plano Plurianual de Foz, como uma das ações propostas pelo Codefoz, promoveu uma missão empresarial na cidade de Cianorte, conhecido pólo têxtil do Estado, e efetuou uma Ação Entre Amigos para arrecadar fundos necessários à confecção de uniformes para crianças e funcionários da Creche Soldadinho de Chumbo. O material será entregue em fevereiro.

Foz do Iguaçu conta com mais de 50 empresas de pequeno e médio porte no ramo da indústria de confecções que geram 1,1 mil empregos.

O Programa Empreender da ACIFI abriga nove núcleos que envolvem cerca de 150 empresas de diversos segmentos. Todos os núcleos farão o Planejamento Estratégico no início do ano, com exceção do Núcleo de Livrarias e Sebos. “Esse núcleo está focado na realização da 10ª Feira Internacional do Livro como ação para 2014”, antecipou a gerente.

A ACIFI conta ainda com os núcleos de Metalúrgicas, Eletricistas, Imobiliárias, Comunicação, Tecnologia da Informação, e os conselhos Jovem Empreendedor e da Mulher Empresária e Executiva.