Cresce número de pedidos de certificação digital na ACIFI

(Andrea David, em 4 de Fevereiro de 2014)

IMG_7285Desde que foi credenciada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), em 2011, tem crescido a procura pela certificação digital na Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu. O posto na ACIFI é em parceria com a Certisign, empresa certificadora. Para ser ter uma ideia dessa demanda, em 2013 houve um aumento de 60% do número de solicitações de certificação, em relação ao ano anterior. O certificado digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, de uma empresa ou de um site na internet. Esse documento funciona como sua assinatura digital, com validade jurídica, garantindo sua segurança nas transações online, como troca eletrônica de documento, mensagens e dados. Os mais utilizados são o e-CPF e o e-CNPJ.

Atualmente o certificado digital é necessário em várias situações, até mesmo para pessoas físicas interessadas em participar de leilões eletrônicos, entregar a declaração de Imposto de Renda ou resolver pendências com a Receita Federal. Com a certificação, as empresas podem emitir nota fiscal eletrônica, assinar contratos digitais, acompanhar processos legais, consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal e emitir certidões. Outra exigência vale para condomínios residenciais na hora de fazer a rescisão de funcionários. Ele assegura a identificação da pessoa em meio eletrônico e a integridade do documento assinado por seu intermédio, garantindo-lhe validade jurídica.

Vantagens

A gerente operacional da ACIFI, Natalia Fuentes, atribui esse crescimento a vários fatores, um deles é o convênio com a OAB que oferece um valor diferenciado para que os advogados de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu providenciem sua certificação digital. A certificação digital é necessária para que os advogados possam aderir ao processo judicial eletrônico, exigido tanto na justiça estadual como na justiça do trabalho. A ACIFI também vem estabelecendo parcerias com os contadores para que eles ofereçam o serviço aos seus clientes. Outra grande vantagem é que o associado ACIFI tem até 23% de desconto. “Essa é uma condição especial que tem feito com que novas empresas façam parte do quadro de associados da ACIFI”, afirma Natalia.

Por outro lado, a ACIFI oferece maior conforto, rapidez e agilidade na hora de validar o certificado, já que possui estrutura para receber seus clientes e atendimento personalizado. As validações são rápidas e seguras. O posto de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas e quem quiser pode agendar a validação.  Mais informações no e-mail certificacaodigital@acifi.org.br ou pelo telefone 3521.3326.

COMPARTILHAR: