Diretoria da ACIFI conhece ações do CODEFOZ

(Andrea David, em 12 de fevereiro de 2014)

IMG_9295_foto Andréa DavidDurante reunião na última segunda-feira (10), a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) ouviu um relato das ações do primeiro ano de atividade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu. “Tivemos a oportunidade de consolidar o CODEFOZ como uma ferramenta suprapartidária e graças à participação voluntária conseguimos formar 14 câmaras técnicas e apresentar inúmeros projetos”, resumiu o presidente Danilo Vendruscolo.

Foram abordados temas relativos à atração de investimentos e assuntos pertinentes à infraestrutura que refletem no desenvolvimento socioeconômico do município como o projeto Beira Foz, a perimetral leste, a duplicação da BR 469, a revitalização da Ponte da Amizade e a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai. Segundo Danilo, a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é de que o edital de licitação seja publicado até o dia 20 de março. Ao contrário da primeira tentativa de licitação, considerada fracassada pelo DNIT no ano passado, ele acredita que desta vez o edital irá atrair o interesse de empresas na construção, uma vez que ele irá permitir aditivos contratuais de até 24,5%, caso ocorra um acréscimo no valor da obra.

O Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), que vem sendo desenvolvido pelo professor Carlos Paiva, especialista em desenvolvimento regional, foi apontado como o principal projeto conduzido pelo CODEFOZ. “O estudo deve estar pronto em maio e irá indicar várias ações que poderão fortalecer a economia, gerar emprego e renda pensando lá na frente, até 2040”, frisou.

O presidente agradeceu a parceria da ACIFI e convidou a todos para a eleição da diretoria do CODEFOZ no dia 21 deste mês, às 16 horas, na Fundação Cultural.  Por enquanto, a única chapa para a gestão 2014/2015 tem novamente Danilo Vendruscolo, na presidência, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, na vice-presidência, e Jaime Nelson Nascimento, no cargo de secretário.

COMPARTILHAR: