OSFI estará presente no 5º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais

(Andrea David, em 20 de Março de 2014)

Evento começa nesta quinta-feira (27) no Balneário Camboriú

logoenosO Observatório Social de Foz do Iguaçu (OSFI) irá participar, em Balneário Camboriú – SC, de 27 a 29 de março, do 5º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS). O evento tem por objetivos apresentar as boas práticas dos Observatórios Sociais de todo o país, qualificar a metodologia de trabalho e ampliar as estratégias do controle social e da educação para a cidadania em todo o projeto coordenado pelo Observatório Social do Brasil. A rede OSB está presente em mais de 80 cidades, em 15 estados brasileiros e conta com mais de 1500 voluntários trabalhando pela causa da justiça social.

Esta edição será dedicada ao intercâmbio de informações e cooperação técnica entre os observatórios que atuam pelo Brasil afora para abrir condições de parcerias entre observatórios, empresas e instituições em todo o país. No painel “Boas Práticas”, o coordenador técnico do OSFI, Fernando Portinho, apresentará o estudo de caso no programa de qualidade na aplicação dos recursos públicos. “O trabalho em Foz do Iguaçu busca uma atuação mais eficaz em favor da transparência na gestão pública e tem contribuído com números expressivos na redução de gastos públicos”, diz Fernando.

Atuação – Um Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada unidade é formada por empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que trabalham em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Cabe ao Observatório Social do Brasil assegurar a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos observatórios sociais, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

COMPARTILHAR: