Empresários e autoridades prestigiam posse da ACIFI

(Andrea David, em 20 de maio de 2014)

IMG_2621A posse da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), gestão 2014/2016, reuniu cerca de 500 convidados na noite da última quinta-feira (15), em solenidade no Recanto Park Hotel. O evento foi prestigiado por autoridades, políticos, empresários e representantes de entidades de classe, além de associados, ex-presidentes e dirigentes. A cerimônia marcou a posse de 29 diretores e membros dos conselhos Fiscal e Superior e por homenagens a dirigentes e profissionais da entidade que este ano completa 63 anos de existência.

Após dois anos e quatro meses, Roni Temp passou a presidência para João Batista de Oliveira, que vai comandar a entidade nos próximos dois anos.  Agradecendo aos diretores, colaboradores e, principalmente à esposa Vani e aos filhos pela compreensão de tantas ausências para cumprir compromissos da ACIFI, ele despediu-se da presidência enumerando diversas ações desenvolvidas, entre elas a de transformar a ACIFI referência nacional e internacional por sua gestão, o aumento do número de associados e apoio na criação e consolidação do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). “Agradeço a todos pelo apoio neste período tão gratificante de minha vida e desejo sucesso à nova diretoria”, destacou.

Outra marca da gestão anterior foi o início da construção da nova sede da ACIFI, um projeto arrojado que deverá estar pronto no segundo semestre do ano que vem. Na atual gestão, Roni Temp irá presidir o Conselho Superior Deliberativo e irá coordenar a construção do Omoiru.

O novo presidente, João Batista de Oliveira, começou sua trajetória na associação em 1998, durante a gestão de Tibiriçá Botto Guimarães, ao fazer parte do Cojefi (Conselho do Jovem Empreendedor). Na opinião dele, a ACIFI tem um papel importante para a sociedade, pois abre espaço para discussões que podem contribuir para o desenvolvimento de vários segmentos. “Por meio da prestação de serviços, nossa entidade, além de ser autossustentável, é a de maior representatividade em Foz do Iguaçu e tem se posicionado como uma agência de desenvolvimento local e regional, como realmente uma associação forte deve ser”, observou.

Segundo João Batista a nova diretoria tem como metas ampliar o contato com o associado através do desenvolvimento de novas parcerias que proporcionam vantagens e benefícios, a exemplo do que já existe hoje, como plano de saúde Itamed, que oferece descontos diferenciados aos associados; o Sicoob, que nasceu na ACIFI com o propósito de promover o desenvolvimento da comunidade através do cooperativismo de crédito; o cartão de vale alimentação Nutricard e a base centralizadora FACIAP que juntamente com o Serasa oferece o Serviço de Proteção ao Crédito. “O objetivo agora é seguir fortalecendo e renovando a entidade, sendo cada vez mais efetivos na promoção de resultados para os associados e para a cidade”, ressaltou o presidente.

Autoridades

Compuseram a mesa o vereador Luiz Queiroga, representando a Câmara Municipal de Vereadores; o deputado federal, Nelson Padovani; o presidente da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Mário César Costenaro; o reitor da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Josué Modesto dos Passos Subrinho; o presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo; a vice-prefeita de Foz, Ivone Barofaldi da Silva; o diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek e o prefeito de Foz, Reni Pereira. Eles destacaram as ações promovidas e a importância da instituição como agente de desenvolvimento local.

Em seu discurso, Samek lembrou que a história de Foz do Iguaçu tem muito a ver com a trajetória da ACIFI que nasceu por iniciativa do empresário Pedro Basso e vem sendo conduzida de forma extraordinária por homens e mulheres que dão voluntariamente sua cota de contribuição ao crescimento da associação e da entidade. “Impossível escrever a história desta cidade prestes a completar 100 anos de existência sem dedicar algumas páginas à ACIFI”, enalteceu.

Já Mário César Costenaro disse que a ACIFI é uma das entidades fundadoras da Caciopar e se destaca pela organização, pela representatividade, e, principalmente, pela capacidade de mobilizar a sociedade em torno de temas importantes, como fez com o Codefoz. Ele aproveitou para fazer uma reflexão sobre a importância da participação do empresariado na transformação das cidades ondem vivem e estão suas empresas. “Agradeço à ACIFI pela participação atuante em várias das nossas ações e torço para que a nova diretoria tenha o apoio crescente dos empresários de Foz do Iguaçu”, frisou.

COMPARTILHAR: