CertForum evidencia emissão segura de documentos

(Andrea David, em 5 de junho de 2014)

certforumA ACIFI esteve presente no 12º CertForum – Fórum de Certificação Digital, realizado nos dias 27 e 28 de maio, em Brasília.  O evento reuniu gestores dos setores público e privado e estudiosos para debates e apresentações sobre os usos, cases e benefícios da certificação digital no atual cenário brasileiro.

O certificado digital é uma ferramenta que garante praticidade e segurança às transações feitas via internet. Neste ano, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras e participar de mesas temáticas sobre a utilização e os avanços dos certificados digitais, além de encontrar amplo espaço para troca de ideias.

A agente de registro, responsável pelo ponto de atendimento de certificação digital na ACIFI, Katiele Couto, participou do encontro que demonstrou o abrangente crescimento e a importância que a certificação digital alcançou no país nos últimos anos. Segundo ela sem a certificação digital, dificilmente teríamos tantas aplicações digitais eficientes e seguras. “O uso do certificado trouxe mais segurança para as transações de informações, diminuiu os custos e reduziu a burocracia nos processos e o uso de papel”, afirma.

O que é

O certificado digital é um arquivo eletrônico que contém dados do usuário – RG, CPF e endereço, no caso de pessoa física, estatuto ou contrato social, alterações contratuais, documentos de eleição da diretoria e CNPJ, no caso de pessoa jurídica. Ele serve como um substituto da assinatura convencional com reconhecimento de firma.

Pequenas e médias empresas que adotaram o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica (NFe), profissionais liberais e empresas de transporte de cargas procuram diariamente o serviço de certificação na ACIFI. A demanda deve crescer ainda mais com a adoção do certificado digital por mais empresas e também por pessoas físicas. O avanço será impulsionado pelo uso obrigatório do certificado digital na emissão de carteiras profissionais de médicos, carteiras de estudante emitidas pela UNE e para protocolar processos judiciais eletrônicos.

COMPARTILHAR: