Feira do Livro traz geração de autores renomados

(Andrea David, em 4 de setembro de 2014)

10609661_1542846579268457_1786859379036976569_nA 10ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu reservou a participação de cerca de 25 renomados autores, pensadores e artistas nacionais. De 05 a 14 deste mês, os escritores vão apresentar obras com temáticas variadas que transitam por vários gêneros e estilos do universo literário e cultural.

 

A programação inclui lançamentos de livros a exposição de obras fundamentais, além de debates, palestras e rodas de conversa. O encontro dos autores acontecerá, diariamente, durante todo o evento, na Arena Literária, instalada na Praça das Nações (Mitre). Todas as atividades são gratuitas.

Na abertura da Feira do Livro, no dia 5, às 22 horas, após o show “Lira – Música e Poesia”, o músico, compositor e escritor José Paes de Lira, o Lirinha, ex-líder da banda Cordel do Fogo Encantado, comandará a noite de autógrafos do seu mais recente livro “Mercadorias e Futuro”.

Os autores prometem debater temas específicos desde obras relacionadas à poesia, romance e literatura a livros de gênero científico e acadêmico. Jornalistas, editores, especialistas, mestres e músicos de diferentes gerações vão compor o grupo de autores convidados para participar da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu.

Confira os principais autores nacionais confirmados:

Affonso Solano: É autor do livro Espadachim de Carvão, coordenador do selo Fantasy/Casa da Palavra (Leya) e co-criador do sire Matando Robôs Gigantes (grupo Jovem Nerd). Participa frequentemente dos 3 maiores podcasts do Brasil; Jovem Nerd, MRG e Rapaduracast.

André Dahmer Pereira: Carioca, desenhista, autor das tirinhas dos Malvados. Criou o personagem Emir Saad. Suas criações já apareceram no Jornal do Brasil, Folha de São Paulo. nas revistas Sexy Premium, Paiauí e Caros Amigos. E também foi usada como tema de redação do Enem 2011.

Bernard Rangé: Professor, Doutor em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitiva, Presidente-Fundador da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Foi um dos primeiros terapeutas comportamentais do Brasil. Organizador de vários capítulos e livros, entre eles: Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, Um diálogo com Psiquiatria (2 Ed.), Porto Alegre.

Caco Galhardo: O cartunista paulistano Caco Galhardo publica desde 96 sua tira diária na Folha de São Paulo. Seus personagens já viraram animações nos canais MTV e Cartoon Network. Paralelamente aos cartuns, escreveu a peça para o teatro “Meninas da Loja”, que estreou em 2010 em São Paulo. Também é um dos curadores do evento Risadaria, realizado anualmente em São Paulo.

Clarice Cardoso: É formada em jornalismo, possui especialização em literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalhou de 2007 a 2011 no jornal Folha de São Paulo, e é editora assistente de Carta na Escola e Carta Fundamental.

Cristóvão Tezza: Nasceu em Lages, Santa Catarina. É cronista do jornal Gazeta do Povo. Escreveu vários livros, entre eles os premiados “Breve Espaço” (1998) e “O fotógrafo” (2004). Se romance “O filho eterno”. de 2007, recebeu os mais importantes prêmios literários brasileiros (Jabuti, Portugal-Telecom, APCA, São Paulo Literatura e Zaffari-Bourbon) e foi publicado em 13 países.

Edgar de Abreu: Causos, memórias, e histórias, um balaio de poesias, poesia matuta… demorada pra ser escolhida. fruto temporão. As cantigas populares, as chulas, os aboios dos vaqueiros, tudo isso faz parte do universo onde se desenvolve o fragmento “Causos Daqui e Dali”.
Eduardo Lacerda: Graduado em Letras pela USP – Editor da Revista Literária Metamorfose. Autor do livro de poemas “Outro dia de folia”, premiado com o ProAc 2011 – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, e organiza a edição do livro catálogo Histórias de Editoras Independentes.

Humberto Gessinger: Nasceu em 24 de dezembro de 1963, em Porto Alegre, RS. Em 1985, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS, montou a banda Engenheiros do Hawaii. O nome fazia uma brincadeira com estudantes de engenharia e surfistas que frequentavam o bar da faculdade. Estes 28 anos de carreira estão materializados em 20 CDs e 6 DVDs.

Ivan Akselrud de Seixas: É jornalista, presidente do CONDEPE (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, militante político na defesa dos direitos humanos. Ex-preso político e psicólogo, casado com Cristina Pradel, também psicóloga.

Luís Pellanda: Nasceu em Curitiba. Escritor e jornalista é autor de “O macaco ornamenta”, “Nós passaremos em branco” (finalista do Prêmio Jabuti 2012) e “Asa de Sereia” e organizador dos dois volumes da antologia “As melhores entrevistas do Rascunho”. Foi editor e idealizador do site de crônicas Vida Breve e subeditor e colunista do jornal literário Rascunho. Trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora e, na área literária, atua como jornalista, entrevistador, curador, mediador, resenhista e cronista em diversos eventos e veículos.

Lirinha (José Paes de Lira): Músico, escritor e compositor. Idealizou e construiu o espetáculo cênico musical Cordel do Fogo Encantado, a novidade mais impactante e original vivenciada pela música pernambucana, após o surgimento de Chico Science. Com a banda, conquistou o público no Brasil e exterior com uma performance arrebatadora e uma sonoridade consistente.

Márcia Tiburi: É graduada em filosofia e arte e mestre e doutora em filosofia. É autora dos livros “As mulheres e a filosofia”; “Filosofia Cinza ou Coisas do Gênero”; entre outros. Publicou também romances: “Magnólia”, “a Mulher de costas” e “O Manto”. É professora do programa de pós-graduação em Educação. Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da Revista Cult.

Reginaldo Nasser: Mestre em Ciência Política (UNICAMP) e doutor em Ciências Sociais (PUC-SP). Chefe do Departamento de Relações Internacionais na PUC-SP. Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Política Internacional, Contexto Internacional, Revista Brasileira de Ciências Sociais e Janus net, e-journal of internacional relations. Desemvolve pesquisa na área de Política Internacional.

Rogério Pereira: Nasceu em Galvão (SC), em 1973. É jornalista, editor e escritor. Em 200, fundou em Curitiba o jornal Rascunho – uma das raras publicações sobre literatura no Brasil. É editor e escreve no site Vida Breve. É autor do romance Na escuridão. Amanhã.

José R. Fernandes Jr: É formado em Letras e Jornalismo pela USP. Publicou 30 livros, entre eles O Chalaça (Prêmio Jabuti, 1995, romance), Pequenos Amores (Prêmio Jabuti, 2002, contos) e Papis et Circenses (Prêmio Paraná de Literatura, contos, 2012). Também escreveu livros para crianças, como Uma história de futebol e Chapeuzinhos Coloridos. Foi Colunista da Folha de S. Paulo de 1998 a 2012. É roteirista de cinema e tevê, onde escreveu o programa Retrato falado (2000 a 2008) e a série FDP (prêmio APCA de série brasileira). Dirigiu seis curtas -metragens e o longa Como fazer um filme de amor.

Organização – A 10ª Feira Internacional do Livro é promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Itaipu Binacional. O encontro literário tem o apoio da Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo de Livrarias e Sebos, ACIFI, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, Centro Universitário UDC, Ceaec, Unioeste e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.
Serviço:

10ª Feira Internacional do Livro
Data: De 5 a 14 de setembro
Horário: 9h às 22 horas
Local: Praça do Mitre
Fanpage: www.facebook.com/feirainternacionaldolivro

(Fonte: Assessoria de Imprensa Feira do Livro de Foz do Iguaçu)
Site e Programação: www.feiradolivrofoz.com.br

COMPARTILHAR: