Movimento pró conclusão do viaduto faz novo protesto amanhã (28)

(Andrea David, em 27 de Fevereiro de 2015)

Facebook 2População, comerciantes e representantes de entidade estarão neste sábado (28), às 10 horas no viaduto inacabado entre a BR 277 e a Avenida Paraná, em Foz do Iguaçu para cobrar a entrega da obra. A construção é uma reivindicação antiga e está parada. Para reivindicar sua conclusão a sociedade civil organizada criou o Movimento Pró Conclusão da Trincheira da Av. Paraná.

A convocação para a participação popular ocorre principalmente pelas redes sociais. Pela manhã, a organização do evento reforçou o convite para que os moradores estejam presentes e reiterou que trata-se de um movimento pacífico e apartidário.  A Polícia Rodoviária Federal estará presente no manifesto, assim como a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

A iniciativa já conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Moradores da Vila A (Amva), Conselho Municipal de Turismo e mais 13 entidades. Juntas, elas assinaram uma petição entregue no último dia 24 ao Ministério Público.

O movimento reivindica medidas efetivas do Ministério Público Estadual contra o Governo do Estado, responsável pela realização da obra através do DRE-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná). O objetivo é a retomada imediata da construção e, principalmente, a conclusão da obra. As entidades aguardam o posicionamento do promotor Marcos Cristiano Andrade.

A trincheira teve início em abril de 2013 e deveria ficar pronta no prazo de um ano. Embargo pelas condições de segurança dos trabalhadores, excesso de chuva e falta de repasse de pagamento para a empresa responsável são apontados como causas para o atraso no cronograma. O investimento inicial seria de R$8 milhões, mas atualmente está em aproximadamente em R$9,7 milhões.

COMPARTILHAR: