Alvaro Dias diz que Zona de Processamento de Exportação dará dinamismo à economia de Foz do Iguaçu

(Andrea David, em 27 de março de 2015)

11087466_819174374785135_1691467795_oO senador Alvaro Dias falou sobre o projeto de sua autoria que cria a Zona de Processamento de Exportação em Foz do Iguaçu na tarde desta quinta-feira (26) durante encontro com lideranças empresariais na ACIFI. Ele argumentou que, embora disponha de atividade industrial, o município ainda carece de maiores incentivos para o aproveitamento de todo o seu potencial econômico. Segundo ele, a transformação da cidade em uma ZPE acrescentaria à administração de Foz do Iguaçu um importante instrumento para dar a ela maior dinamismo econômico, já que as zonas de processamento permitem a agregação de valor aos produtos provenientes de suas atividades econômicas tradicionais para posterior venda no mercado internacional.

“Por abrigar o Parque Nacional do Iguaçu, a cidade de Foz do Iguaçu tem limites para crescer e uma ZPE seria mais uma forma de compensar o município pelas perdas de receita”, afirmou o senador. Alvaro Dias enviará para a ACIFI o projeto em tramitação do senado e disse que há uma atmosfera favorável para que ele seja aprovado. Ele também comentou sobre o Fundo de Recuperação Econômica de Foz.

O presidente João Batista de Oliveira e o vice-presidente de Comércio Exterior, Mário de Camargo, falaram sobre as reivindicações da ACIFI e de outras entidades organizadas como o Codefoz, Comtur e Fundo Iguaçu, como o aumento da cota de compras na fronteira para US$ 500 e a regulamentação dos free shops. “Foi um momento de troca de informações e uma grande oportunidade para buscar o apoio do senador Alvaro Dias para importantes questões referentes para o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu”, destacou João.

Estiveram presentes na reunião a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi e o presidente eleito do Codefoz, Roni Temp.

COMPARTILHAR: