Empresários colocam ações estratégicas em prática nos núcleos

(Andrea David, em 10 de março de 2015)

Empresas encontram soluções coletivas através do Programa Empreender, realizado pela ACIFI

empreender
Do plano para ação. Mais de cem empresários de Foz do Iguaçu estão colocando em prática seus planejamentos estratégicos para 2015. Essas atividades que começam a sair do papel são ideias levantadas em reuniões do Programa Empreender, no começo do ano, visando encontrar soluções inteligentes para o fortalecimento dos negócios.

Essa união livre da ideia antiga de que o concorrente é sempre um inimigo é possível graças ao projeto, que busca apoiar empresas organizadas em núcleos setoriais, multisetoriais e territoriais. Em Foz, o programa é realizado pela ACIFI, Sebrae e Faciap. Orientadas por um consultor, as empresas constroem alternativas para os objetivos comuns.

Dez núcleos estão com suas atividades em movimento. São eles: Comunicação; Eletricistas; Imobiliárias; Indústrias de Confecções; Livrarias e Sebos; Metalúrgicas; Tecnologia da Informação; Jovem Empreendedor; Mulher Empresária e Executiva; e Distrito Industrial.

Para o coordenador do Empreender em Foz, Rudney Lopes Vargas, o diferencial do programa está na organização das pessoas com objetivo de conquistar benefícios coletivos. Juntos, os empresários estão desenvolvendo dezenas de atividades que estão mexendo com a economia iguaçuense.

Projeto Bom Negócio_

(Foto: Kiko Sierich)

Bom Negócio Paraná – Um dos exemplos em andamento vem Núcleo do Distrito Industrial, que tem promovido o curso de capacitação Bom Negócio Paraná. São cinco módulos: Gestão de Negócio, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica. O curso iniciou em fevereiro e termina em março, num total de 16 encontros, ministrados por quatro consultores.

O coordenador do Núcleo do Distrito Industrial, Marco Casagrande, destaca que o curso é gratuito e que os próprios empresários juntaram 30 pessoas para poder fechar a turma. “Todos os participantes receberam o espaço da ACIFI gratuito e as apostilas do Bom Negocio Paraná. Além disso, os consultores possuem uma boa didática, o que  facilita o entendimento de todos os participantes”, completou o empresário. Os participantes receberão certificados.

Esse tipo convívio permite que todos fiquem bem informados sobre as novidades em diferentes áreas. Juntos, os pequenos negócios ganham mais densidade, para propor ações que os beneficiem coletivamente, como políticas públicas mais adequadas à realidade do setor. Também conseguem realizar compras coletivas com menores custos e poder de escala, ou seja, produção em grande quantidade.

IMG_1731_

(Foto: Douglas Dias)

Conselho da Mulher – O Conselho da Mulher Empresária & Executiva, por sua vez, promoveu no dia 05 deste mês, a terceira edição do Bar & Negócios para Elas em comemoração do Dia Internacional da Mulher.  A ginecologista Drª. Laura Lúcia Martins abordou a sexualidade feminina numa palestra e as empresas parceiras sortearam prêmios às 200 convidadas presentes. “O público feminino compareceu e isso nos motiva a seguir adiante e promover novas ações para integrar as mulheres tanto no aspecto pessoal, como profissional”, disse Graci Braga, coordenadora do conselho que em 2015 completa 29 anos de existência.

Resultados – Durante os encontros, os integrantes definem, por exemplo, cursos e palestras ideais para o setor, além de criar um ambiente propício para geração de negócios com demais associados (a ACIFI possui cerca de 1,1 mil sócios). Trata-se de uma aliança estratégica que gera impacto direto nos resultados das empresas, soma competências e otimiza a produtividade.

Eis alguns exemplos de retornos praticados para os nucleados: é possível comprar insumos mais baratos; fazer marketing mais barato; promover constantes capacitações e consultorias; ter acesso à inovação; participar de missões técnicas, conquistar novos mercados; manter o foco na melhoria da gestão; trocar experiências; aumentar a força institucional. Além disso, os núcleos são polos geradores de negócios.

 

SERVIÇO

PROGRAMA EMPREENDER – ACIFI

Núcleos setoriais, multisetoriais e territoriais

Mais informações

www.acifi.org.br

(45) 3521-3300

COMPARTILHAR: