Empresários debatem rumos da região em encontro da Caciopar

(Alexandre Palmar, em 25 de Maio de 2015)

Empresários e lideranças na reunião da Caciopar em Foz

Empresários e lideranças na reunião da Caciopar em Foz

Mais de 100 empresários e dirigentes de classe participaram da reunião da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) realizada no sábado, 23, em Foz do Iguaçu. O encontro foi realizado Bella Italia Hotel & Eventos.

Presidente da Caciopar, Sérgio Antonio Marcucci

Presidente da Caciopar, Sérgio Antonio Marcucci

O presidente da Caciopar, Sérgio Antonio Marcucci, destacou que o evento teve como objetivo fazer um intercâmbio de produtos, serviços e ferramentas dos municípios que integram a coordenadoria. “Estamos fazendo jus a nossa vocação de associativista e cooperativista”, disse.

Em sua fala como anfitrião, o presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira, analisou o cenário econômico do Brasil. Ele afirmou que o País está livre da escassez de matéria-prima e mantém a produção, porém enfrenta uma crise de confiança da população motivada pela crise institucional dos governos.

Presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira

Presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira

“O Oeste do Paraná vive um momento extraordinário. Não conheço quem trabalha com sincronismo como a nossa região, institucionalizando o associativismo e o cooperativismo. Nada vem de graça. Esse trabalho integrado entre iniciativa privada e poder público vai colocar o Oeste paranaense a frente de todas outras regiões”, afirmou.

Assuntos – A pauta do encontro foi diversificada. A coordenadora do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon, Cristina Lizzoni, explicou como se forma um observatório, quais são os requisitos e documentação necessária. O coordenador do Observatório Social de Foz, Wagner Dantas, complementou o tema apresentando resultados obtidos no município.

O presidente do Oeste em desenvolvimento, Mário César Costenaro, apresentou o histórico das ações do programa. Já o presidente do Codefoz, Roni Temp, por sua vez, apresentou a trajetória, conquistas e desafios do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.

O assessor técnico do Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), Adriano Strassburger, expôs os indicadores de gestão pública da região da Caciopar. Por fim, o coordenador de Ciência e Tecnologia da Caciopar, Jaime Nascimento, apresentou a enquete realizada nas Aces da Caciopar sem observatórios sociais e conselhos de desenvolvimento.

Mesa de autoridades

Mesa de autoridades

A mesa de autoridades do evento também contou com a presença da vice-prefeita de Foz, Ivone Barofaldi; do presidente da Câmara de Vereadores de Foz, Fernando Duso; do gerente regional Oeste no SEBRAE-PR, Orestes Hotz; além do presidente da FACIAP, Guido Bresolin Jr.

Saiba mais – A Caciopar é a mais antiga entre as coordenadorias atualmente integradas à Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná) A coordenadoria conta atualmente com 47 associações comerciais e empresariais filiadas, representando mais de 11 mil sócios.

COMPARTILHAR: