Revitalização da Avenida das Cataratas será levada ao Ministério das Cidades

(Alexandre Palmar, em 29 de maio de 2015)

João Batista, Chico Brasileiro, Evandro Roman, Gilmar Piolla, Reni Pereira, Ivone Barofaldi e Roni Temp - Foto Marcelo Freire

João Batista, Chico Brasileiro, Evandro Roman, Gilmar Piolla, Reni Pereira, Ivone Barofaldi e Roni Temp – Foto Marcelo Freire

O projeto para revitalização da Avenida das Cataratas foi entregue nesta sexta-feira (29) ao deputado federal Evandro Roman. Acompanhado do deputado estadual Chico Brasileiro, ele esteve reunido com lideranças e dirigentes de diversas entidades para a discussão de como o município pode angariar os recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 17,5 milhões para execução da obra.

A reunião, realizada na Associação Comercial e Empresarial de Foz, contou com a presença do prefeito Reni Pereira; da vice-prefeita Ivone Barofaldi; do superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla; do presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz), Roni Temp; além do presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira.

Após a apresentação, Roman se comprometeu em articular reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, para buscar recursos para a revitalização da avenida. Ele também assumiu compromisso de trabalhar pela construção do viaduto da Av. Costa e Silva com a BR 277, que prevê investimentos de mais de R$ 22 milhões.

União – Segundo o deputado federal, a mobilização da sociedade civil organizada e as forças políticas podem trazer resultados positivos para Foz do Iguaçu e a região Oeste. “O grande desafio é apresentar projetos técnicos que estejam em condições de receber recursos do Governo Federal e no momento em que apresentarmos isso ao ministro Kassab, já é um grande passo”, apontou.

Evandro Roman lembrou que a construção do Centro de Atletismo, em Cascavel, que exige investimentos de R$ 35 milhões, está se tornando realidade após um esforço conjunto. “Aqui estamos falando de dois projetos que somam mais de R$ 40 milhões de recursos, mas hoje a minha bandeira é Foz do Iguaçu e vamos trabalhar por isso”, garantiu. Com o apoio do deputado estadual Chico Brasileiro, ele se colocou à disposição para novas reuniões com entidades e autoridades locais e disse que o próximo passo é apresentar os projetos ao ministro Kassab.

O presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira ficou satisfeito com o encontro e lembrou que o projeto técnico da revitalização da Avenida das Cataratas foi viabilizado pelo Fundo Iguaçu, que entregou ao Codefoz e que por sua vez tem mobilizado a sociedade em torno de obras importantes ao desenvolvimento da cidade. “Há uma sinergia de organização, criação de projetos e união de forças, diante disso precisamos de canais para buscar apoio dos governos Estadual e Federal para que eles saiam do papel”, enfatizou João.