64 anos de fundação da ACIFI

(Alexandre Palmar, em 17 de julho de 2015)

 

No dia 19, a entidade celebra mais um ano de atividades e reafirma o compromisso de promover e representar os interesses da comunidade empresarial e contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida em Foz do Iguaçu e região. Preparamos um especial para você:

* 64 anos de histórias e conquistas
* Padrão de qualidade
* Compromisso com os associados
* Aqui tem café no bule
* Canal de alta credibilidade
* 64 associados mais antigos


64 anos de histórias e conquistas

A comemoração do aniversário de uma entidade é uma oportunidade de relembrar à sociedade as ações significativas empreendidas ao longo de sua história, sempre visando ao desenvolvimento econômico da cidade. No mês de julho, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu completa 64 anos de existência. “Uma honra ser presidente dessa entidade tão importante; é um grande desafio, mas o encaro com tranquilidade, pois tenho ao meu lado uma diretoria muito competente e conto com o respaldo de conselheiros brilhantes e uma equipe administrativa capacitada”, diz João Batista de Oliveira, o 22º empresário a comandar a ACIFI. Sua gestão se estenderá até maio de 2016.

Para ele, a ACIFI tem um papel importante na sociedade, pois abre espaço para discussões que podem contribuir ao desenvolvimento de vários segmentos. “Há mais de seis décadas, a associação emprega esforços em lutas que representam o anseio da classe empresarial. Devemos muito ao grupo de empresários que lá atrás, no início da década de 50, sabia da importância do associativismo para defender os interesses do comércio, indústria e prestação de serviços. Nosso agradecimento e reconhecimento pelo empenho e trabalho voluntário realizado pelas gestões anteriores que comandaram a entidade”, completa João.

Com mais de seis décadas, a ACIFI tem um passado e um presente de conquistas importantes no cenário do Oeste do Paraná, e essa trajetória se traduz em força e representatividade.

Padrão de qualidade

A entidade se orgulha de ser uma das poucas associações do Paraná certificada pela norma ISO 9001

A entidade se orgulha de ser uma das poucas associações do Paraná certificada pela norma ISO 9001

O organograma da entidade conta com Diretoria, Conselho Superior Deliberativo e Conselho Fiscal. Há um diretor-executivo e um grupo de 23 colaboradores diretos e dois terceirizados. Com aproximadamente 1,1 mil associados, a entidade se orgulha de ser uma das poucas associações do Paraná certificada pela norma ISO 9001. “Com a certificação obtida em março de 2011 e o contínuo aprimoramento dos processos, a associação garantiu um padrão de qualidade baseado num sistema de gestão que confere maior profissionalização da instituição e, consequentemente, garantia de eficiência em serviços e projetos para os associados”, avalia a coordenadora operacional da ACIFI, Natalia Fuentes.

Crescimento e modernização são as palavras-chave do atual momento. A instituição está construindo uma nova sede para atender às necessidades dos associados.

Para viabilizar o empreendimento, projetou-se uma edificação que contempla uma ala residencial, com 68 apartamentos de dois e três quatros – sendo uma suíte, completamente independente da ala comercial, na qual funcionará a ACIFI. As obras da construção da nova sede da associação e do Residencial Omoiru podem ser acompanhadas em tempo real – no site www.omoiru.com.br – por meio de uma câmera instalada no local. Parte das imagens é armazenada para compor o acervo da construção.

Compromisso com os associados

servicos-acifi
A ACIFI é considerada modelo nacional pela excelência dos serviços prestados e programas estruturados. Há um leque diversificado de serviços e benefícios à disposição dos nossos associados, desde convênios médicos às facilidades de crédito com o Sicoob, cooperativa que nasceu na ACIFI.

Entre os que mais se destacam estão o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), visando a oferecer mais segurança nas vendas por meio de um cadastro nacional e bem atualizado de inadimplentes; e o Programa Empreender, desenvolvido em parceria com a Faciap e o Sebrae, com os seus dez núcleos setoriais, multissetoriais e territoriais em atividade. Dessa forma, a ACIFI ampliou a presença das pequenas empresas no quadro de associados. Juntos, eles ganham mais densidade e, coletivamente, são capazes de promover constantes capacitações e consultorias; ter acesso à inovação; conquistar novos mercados; manter o foco na melhoria da gestão; trocar experiências e aumentar a força institucional.

Entre os lançamentos também estão os convênios oferecidos pelos próprios associados. Na prática, o interessado entra em contato com a ACIFI e propõe produtos e serviços com descontos para associados. A adesão é gratuita.

“Há um esforço contínuo para fortalecer os serviços que já temos e criar novos, para que o associado continue firme conosco e para que haja motivos para que outros empresários se associem à entidade”, salienta o diretor-executivo Dimas Bragagnolo.

De acordo com ele, a cada ação, a cada projeto, a ACIFI reafirma seu compromisso com os seus associados. “Existe um planejamento estratégico bem definido, transparente, e as principais ações, estratégias e conquistas se resumem na busca pelo fortalecimento da classe empresarial e desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu”, assegura.

Aqui tem café no bule

O bom e velho café coado é feito pelas mãos de Clair, a mais antiga colaboradora da ACIFI. São 13 anos dedicados ao trabalho na associação

O bom e velho café coado é feito pelas mãos de Clair, a mais antiga colaboradora da ACIFI. São 13 anos dedicados ao trabalho na associação

De segunda a sexta-feira, às 7 da manhã, Clair de Fátima Back já está na ACIFI. A primeira tarefa do dia é preparar o café. Feito à moda antiga, com bule e coador de pano, o aroma perfuma a cozinha. Para deixar a bebida mais gostosa, ela fica de olho para evitar que a água ferva. “Se isso acontece queima o pó e o café fica amargo, então quando ela começa a chiar, desligo a chaleira”, conta.
A lição Clair aprendeu com o antigo gerente da ACIFI Sérgio Kusbick. De xícara em xícara, por dia são oito litros da bebida; por ano são 1.920 litros. Se forem somadas as térmicas servidas nas reuniões, aí o total passa de 2,2 mil litros de café.

A colaboradora começou a trabalhar na ACIFI no dia 1º de agosto de 2002. Além do preparo do café, ela cuida da limpeza e conservação da sede. Gosta de realizar suas atribuições em silêncio e evita distrair-se. Prefere manter o “anonimato”. Realiza suas tarefas, é sempre gentil e, no fim do expediente, às 5 da tarde, vai embora com a sensação de ter feito bem o seu serviço.

Aprendeu cedo o significado da palavra trabalho. Aos 10 anos já era doméstica e, assim como a mãe, dona Elvira, foi zeladora na rodoviária de São Miguel do Iguaçu. “Minha mãe foi gari e sempre foi muito trabalhadora; a melhor coisa que ela deixou para mim e minhas irmãs foi a educação e fazer tudo com responsabilidade”, revela.

Em casa, a mãe de Elizete, Elaine, Fabiano e Douglas tem fama de durona. De certa forma é, mas na verdade Clair se derrete por eles. “Meu sonho é que os sonhos dos meus filhos e netos se realizem, porque abaixo de Deus, eles são a prioridade na minha vida”, afirma.

Canal de alta credibilidade

A proposta da publicação é fortalecer a comunicação da entidade com os empresários da cidade

A proposta da publicação é fortalecer a comunicação da entidade com os empresários da cidade

A ACIFI desenvolve diversas ações visando à valorização do associado. Uma delas é a Revista ACIFI, que chega à sua sétima edição. A proposta da publicação, relançada em maio do ano passado, é fortalecer a comunicação da entidade com os empresários da cidade. “Ela, de fato, tornou-se uma importante ferramenta de interação entre a ACIFI e a comunidade”, ressalta o presidente João Batista de Oliveira.

Mais do que falar da associação (de seus núcleos, de suas atividades, de seus eventos), ela trata dos grandes temas de interesse de Foz do Iguaçu e que podem contribuir para o seu crescimento. É por isso, também, que a revista conta a história de pessoas e iniciativas importantes para a cidade, conectando um pouco mais seus valores e cultura – além de abordar os assuntos de interesse específico da classe empresarial, especialmente no campo da economia e negócios, tendências e conjuntura econômica.

Com tiragem de cinco mil exemplares, a publicação já tratou de temas como o curso de Medicina da Unila, o Codefoz, a Ponte da Amizade e o mercado imobiliário. A ênfase está na contemporaneidade das pautas trabalhadas, especialmente nos campos da economia, dos negócios e das tendências, mas sem deixar de lado assuntos como turismo e comportamento.

A revista se propõe a ajudar o associado a ser um melhor empreendedor, por meio da difusão de ideias, exemplos e serviços colocados à sua disposição por essa entidade, como também pretende tornar mais eficiente a ação da ACIFI de repercutir os anseios do quadro associativo.

Coordenada pela ACIFI, a publicação é produzida pelo Departamento de Comunicação e tem, no projeto visual e diagramação, a assinatura do publicitário Lucas Marcoviz Florão, e na edição a jornalista Andréa David, que também produz os textos juntamente com o jornalista Alexandre Palmar. Todo o conteúdo passa pela revisão de Douglas Furiatti. As fotos são do fotógrafo Kiko Sierich, e de cada edição participam vários colaboradores, entre eles os jornalistas Claudio Dalla Benetta, Janaine Merchiori e Marina Delai.

A Revista ACIFI circula bimestralmente e traz sempre uma seção dedicada aos núcleos do Programa Empreender e outra com a história dos associados mais antigos da entidade. Com foco em economia, negócios e tendências, o veículo de comunicação aponta, ao mesmo tempo, o momento e o futuro, com o objetivo de levar informação de qualidade ao leitor sobre os grandes temas de interesse da classe empresarial, sempre com uma visão local.

64 associados mais antigos

Foto Iguaçu Durazzo Capoani
Difal Tekla Contabilidade Sapé Calçados
Hotel Bella Italia Sun Hotel Lojas Amanda
Modulinea Churrascaria Búfalo Branco Formosa Imóveis
Paraguaçu Automóveis Abramaq Cesufoz
Autofoz Casa Dourada Zanon Móveis
Coexma Destro Fenícia Imóveis
Santi Móveis Ferramenta Tarobá Construções
Calce Pague W Teixeira Corretora de Seguros Casas Pernambucanas
Luiz Mella Apepal Alvi Verde Lustres
Yacima Imobiliária Maranata Rual Peças
Exportadora Karam RS Móveis Enerluz
Lojas O Doidão Sol Imóveis Localiza
Motec Flytour Viagens Bimbetto
Kamalito Casas Ajita Klick Engenharia Elétrica
Foz Presidente Hotel Imobiliária Ômega Central Tintas
Covidro Exportec Copapeças
Retifoz Colchões Nadai Panorama Home Center
RM Móveis De Paula Contadores Associados Soldamaq
DPaschoal Escritório Bandeirantes Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Lojas Gaúcha Hotel Carimã Unifoz
Organizações Kalichveski

COMPARTILHAR: