Workshop validará diagnósticos de cadeias produtivas

(Alexandre Palmar, em 9 de julho de 2015)

 

28

Participação de lideranças e empresários de Foz é fundamental para definir plano de ação regional

O Programa Oeste em Desenvolvimento realizará um estratégico workshop para validar os diagnósticos e os estudos sobre as cadeias produtivas propulsivas da proteína animal da região. O evento será realizado em julho, com grandes nomes nacionais de cada área, nos dias 14 (suíno), 16 (frango), 21 (peixe) e 23 (leite), no Sebrae de Cascavel.

Os participantes aprofundarão o debate em torno dos apontamentos elaborados a partir de informações levadas pelas câmaras técnicas a encontros e entrevistas de campo individuais, bem como visitas a produtores e indústrias. O mapeamento inclui os dados relacionados à economia e potencialidades de Foz do Iguaçu.

O workshop de validação é uma etapa preparatória para um fórum a ser realizado em 25 de agosto, no Teatro Municipal de Cascavel. O evento tem tudo para ser um marco na história da governança regional, afinal nele serão elaborados os planos de ação para as cadeias produtivas.

É importante a participação, nessas duas próximas atividades, de especialistas, agentes públicos, administradores e empresários ligados a cada cadeia produtiva, ressalta o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário César Costenaro. “Ele é um programa do território e de todas as instituições. Ele é de todos nós. Ele precisa ser visto como um diferencial das nossas empresas e associações das nossas regiões. Convido todos a participar desse momento decisivo”, afirma.

Costenaro explica que os diagnósticos buscam responder a questões fundamentais para o Oeste do Paraná, levando em conta que o grande foco do programa é o desenvolvimento endógeno. “Quais são nossas potencialidades e capacidades. Como podemos garantir o nosso desenvolvimento a partir da nossa própria energia sem precisar esperar tanto de fora. Não dá para esperar por Brasília”, completa.

O que é? – O Programa Oeste em Desenvolvimento é uma ação de governança regional que busca desenvolver economicamente a região por meio de um processo participativo, fomentando no território a cooperação entre os atores, públicos e privados, para o planejamento e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada.

Atua em eixos estruturantes de base territorial, tecnológica e inovadora, eleitos por meio de levantamento de dados do perfil socioeconômico e demográfico-empresarial do Oeste. O programa visa a estabelecer estratégias de desenvolvimento nos 54 municípios contemplados na mesorregião, tornando o ambiente favorável à criação e à evolução dos negócios, de modo sustentável, com acesso a novas tecnologias e mobilização para a inovação.

COMPARTILHAR: