Foz Futuro Limpo arrecada 5 toneladas de lixo eletrônico

(Andrea David, em 19 de agosto de 2015)

Campanha da ACIFI e Núcleo de TI mobiliza também Krefta Tecnologia em Serviços, Prefeitura de Foz, Sindhotéis, KM Consultoria e Engenharia Ambiental, SESI e Rotary Internacional. (Foto: Kiko Sierich)

Campanha da ACIFI e Núcleo de TI mobiliza também Krefta Tecnologia em Serviços, Prefeitura de Foz, Sindhotéis, KM Consultoria e Engenharia Ambiental, SESI e Rotary Internacional. (Foto: Kiko Sierich)

A quarta edição do Foz Futuro Limpo, realizado nos dias 14 e 15 deste mês, resultou na arrecadação de cerca de cinco toneladas de lixo eletroeletrônico. A campanha é uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e do Núcleo de Tecnologia da Informação. A ação conta com a parceria da Krefta Tecnologia em Serviços, Prefeitura de Foz, Sindhotéis, KM Consultoria e Engenharia Ambiental, SESI e Rotary Internacional.Segundo o engenheiro ambiental, Cassiano Cominetti, o volume foi inferior aos anos anteriores e ele atribui o resultado ao ciclo de descarte dos materiais que está chegando ao equilíbrio na cidade. “A campanha sempre teve caráter de educação ambiental e isso dá indícios de que a população já sabe o que fazer com um computador que não funciona mais, uma televisão quebrada, um liquidificador queimado e tem procurado dar a destinação correta a esses produtos”, acredita.

Ele alerta que o lixo eletrônico não pode ser descartado juntamente com o lixo comum porque os equipamentos têm produtos tóxicos, que são altamente poluentes. Mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio são alguns dos elementos químicos existentes em pro­­cessadores, capacitores e baterias, que se não estiverem em condições corretas podem contaminar pessoas, animais, ar, água e solo.

Todo o lixo arrecadado foi destinado para o barracão da Krefta, empresa responsável pela recepção, triagem e se encarrega em dar a destinação correta, permitindo a reciclagem de componentes e preservando o meio ambiente.   Durante o evento, foram arrecadados 157 Kg de alimentos e 7 litros (5 de leite e 2 de óleo) que serão doados à Associação Fraternidade Aliança (AFA).

COMPARTILHAR: