“Sociedade deve ser indutora do desenvolvimento”

(Alexandre Palmar, em 30 de Maio de 2018)

Novo presidente da ACIFI, Faisal Ismail ressalta  importância da integração para Foz do Iguaçu – Foto Kiko Sierich

Integrar para desenvolver. Esse é o objetivo do novo presidente da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), Faisal Mahmoud Ismail, empossado nessa terça-feira, 29. A solenidade de posse da Diretoria, Conselho Superior e Conselho Fiscal reuniu empresários, lideranças e políticos no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional.

“Estamos em uma troca de ciclos que implicará uma mudança do papel do estado no Brasil. Nele o indutor do desenvolvimento será a sociedade civil organizada, e não o Estado. Para isso temos que trabalhar duro, quebrar conceitos e paradigmas”, afirmou Faisal Ismail citando o debate sobre as lojas francas como uma das ações já em andamento.

Diretores e conselheiros da ACIFI – Gestão 2018-2020 – Foto Kiko Sierich

A entidade está preparada para os próximos desafios. A ACIFI modernizou o estatuto e implantou a gestão colegiada, “uma forma inovadora para o associativismo”, ponderou Ismail. É um modelo dinâmico por incorporar representantes do comércio, turismo, logística, indústria, prestação de serviço, educação, saúde, entre outros setores.

Faisal Ismail frisou que a composição da Diretoria e do Conselho Superior ampliou a representatividade ao incluir todas as regiões da cidade (centro, Sul, Norte, Leste e Oeste). “A chapa representa a força produtiva do município. Nela estão empreendedores com capacidade de geração de emprego e renda”, completou.

O dirigente finalizou o discurso de posse citando alguns números da economia local e da entidade. “Foz tem 9,6 mil empresas ativas – fora as MEIs [microempreendedores individuais] – e 55 mil assalariados com carteira assinada. A ACIFI tem 1,3 mil empresas associadas, que geram 16 mil empregos. Praticamente 30% dos assalariados trabalham nas empresas associadas”, concluiu ao destacar a força do associativismo.

Presidente do Conselho Superior, Walter Venson – Foto Kiko Sierich

Presidente da ACIFI no biênio 2016/2018, Leandro Teixeira Costa fez um balanço da gestão, destacando as principais conquistas de um mandato intenso em prol de Foz do Iguaçu. Já o novo presidente do Conselho Superior, Walter Venson, frisou que o novo formato da entidade cria a oportunidade de realizar um grande trabalho pelo crescimento socioeconômico iguaçuense.

Lideranças enfatizam importância da ACIFI para o desenvolvimento

Autoridades durante solenidade de posse – Foto Kiko Sierich

Durante a solenidade, várias autoridades locais, regionais e estaduais destacaram a importância da ACIFI para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná. Além de discursos ao microfone, foram exibidas no telão mensagens gravadas especialmente para a posse dos diretores e conselheiros.

Em seu discurso, o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, ressaltou o nome da chapa: Integração para o Desenvolvimento. “Precisamos o diálogo e respeito mútuo. Vejo aqui a união dos setores empreendedores, comércio, indústria e turismo. Precisamos superar as dificuldades e construir uma cidade promissora. Esse é o papel do setor público e da iniciativa privada”, explanou.

Em mensagem enviada à cerimônia, a governadora do Paraná, Cida Borghetti, frisou que a ACIFI pode contar com o apoio do Palácio Iguaçu para desenvolver ações em prol de Foz do Iguaçu. “Desejo muito sucesso, e fica aqui o reconhecimento do estado do Paraná pelo trabalho e liderança dessa associação comercial tão importante”, disse.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Marcos Vitorio Stamm, por sua vez, enalteceu a atitude democrática da ACIFI por ter ampliado a representatividade de 23 para 55 dirigentes. “Vamos trabalhar juntos. Um dos nossos parceiros em potencial é a Associação Comercial de Foz do Iguaçu”, afirmou em mensagem exibida no evento.

A mesa de autoridades foi formada por representantes da Câmara de Vereadores, Itaipu Binacional, Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Programa Oeste em Desenvolvimento, Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná).


CLIQUE AQUI para ver o álbum de fotos no Facebook.

COMPARTILHAR: