Rotaract M’Boicy e Observatório Social de Foz do Iguaçu promovem evento para discutir a conscientização eleitoral

(Alexandre Palmar, em 31 de agosto de 2018)


O ano de 2018 é de extrema importância para o futuro do Brasil. Ao enfrentar uma das piores crises políticas da sua história, os brasileiros novamente vão às urnas e para marcar o período que antecede as eleições e também comemorar a Semana da Pátria, a partir da próxima terça-feira (04), o Rotaract Club M’Boicy e o Observatório Social de Foz do Iguaçu promovem a Semana de Conscientização Eleitoral.

O evento apartidário de conscientização política, tem por objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância da escolha criteriosa dos candidatos e a necessidade de cada cidadão monitorar os eleitos. Durante seis dias serão promovidas ações para estimular o exercício da cidadania e disseminar informações sobre o sistema político e da gestão pública do país. A abertura será nesta terça-feira (04), às 18h30, no Bourbon Foz do Iguaçu Business Hotel com a participação de lideranças e representantes das instituições parceiras da iniciativa como a ACIFI, Codefoz, Programa Nacional de Educação Fiscal e a Justiça Eleitoral.

Na sequência, o público poderá assistir a duas palestras com especialistas para promover a consciência eleitoral na sociedade: às 19 horas, com o sociólogo e professor universitário, José Afonso de Oliveira; e às 20 horas, com o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas. Logo após as palestras, será aberta a exposição no piso L2, do Cataratas JL Shopping. Todas as atividades serão gratuitas e destinadas a crianças, jovens e adultos. A programação seguirá até domingo, dia 09, sempre das 10 às 22 horas. Haverá também uma urna eletrônica para votação simulada.

Nos dias 04, 05 e 06, os integrantes do Rotaract irão apresentar uma peça de teatro e recepcionar alunos de seis escolas municipais. Mais de 700 crianças são esperadas e para tornar o momento das visitas ainda mais especial, elas ganharão casquinhas de sorvete do Bob’s. “O intuito é levar o conhecimento para que essas crianças cresçam conscientes e que elas levem essas informações para suas casas”, explica Renann Ferreira, representante do Club M’Boicy. Para despertar o interesse pelo assunto, está sendo realizado um concurso de desenhos e frases feitos pelos estudantes sobre como eles percebem a política e o ato de votar. Os participantes do concurso cultural poderão ganhar tablets, Xbox e iPhones. As escolas dos dois primeiros colocados em cada categoria irão ganhar uma câmera fotográfica Nikkon e um Iphone 7.

COMPARTILHAR: