Benefícios dos Núcleos da ACIFI

(Alexandre Palmar, em 9 de Maio de 2019)

Programa Empreender incentiva e fortalece o diálogo e a sensibilização de diferentes segmentos – Foto: Kiko Seirich

 

Por Francisco Namiuchi

A ACIFI tem como um dos fundamentos a união por meio do associativismo para o fortalecimento da categoria empresarial. É uma forma de poder via representatividade perante os governos local, regional, federal e além-fronteira.

Dentro desse cenário entra outra forma interessante de atuação dos associados, o Programa Empreender. A importância do diálogo e da sensibilização dos segmentos precisa ser considerada para melhorar a integração e os propósitos coletivos de uma grande associação. Esse é um dos desafios dos nucleados.

O importante é fechar negócio

Núcleo de Imobiliárias: Feira de Imóveis e negócios entre as empresas

Um exemplo de benefício de ser nucleado que posso citar é o caso do Núcleo de Imobiliárias. Funciona assim: um cliente deseja um imóvel em determinada região e procura uma das imobiliárias nucleadas, mas a imobiliária não tem imóvel na região. Então é só ela acionar o Núcleo de Imobiliárias para consultar se outras nucleadas dispõem de imóvel na região escolhida. Encontrado o imóvel, o negócio se realiza. Na prática é atuação em cooperação gerando negócios e satisfazendo o cliente em tempo hábil.

Força institucional

Núcleo de Comunicação promove regularmente o Papo de Galo e integração do setor

Ser nucleado abre portas nas instituições e órgãos governamentais para o diálogo e a construção conjunta de soluções. É o que acontece com o Núcleo de Livrarias e Sebos na Feira Internacional do Livro, evento realizado em parceria com a Fundação Cultural e demais instituições que compõem a Comissão da Feira do Livro.

Posso citar como outros exemplos: a elaboração do Selo Foz Sustentável (parceria do Núcleo de Sustentabilidade, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sebrae) e a Lei de Incentivo à Inovação (trabalho de muitos anos do Núcleo de Tecnologia e Inovação e apresentado à prefeitura e à Câmara de Vereadores, sendo aprovado e em fase de regulamentação).

Mais conquistas

O rol é grande. Seguimos com o diálogo para melhoria e regularização do Distrito Industrial com o Núcleo do Distrito Industrial e Secretaria Municipal Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos; o trabalho do Núcleo de Coaches com Secretaria de Direitos Humanos; e desenvolvendo projetos sociais com 50 clubes de mães no município; além da parceria do Núcleo de Metalúrgicas com universidades envolvendo patentes.

Eventos realizados e apoiados pelos núcleos

Conselho da Mulher Empresária e Executiva promove Bar & Negócios para Elas

Outra linha ação que gera benefício ao nucleado diz respeito aos eventos em que os nucleados ficam numa grande vitrine com a sua marca em destaque despertando a atenção de clientes interessados no produto ou serviço da marca. É o que acontece no Life Change Coaching, no Cojefi Talks, Papo de Galo, Bar & Negócios para Elas e Encontro dos Núcleos.

Núcleo de Coaches promove Life Change Coaching

Também podemos citar outros produtos e ações desenvolvidos pelos núcleos, como a Academia de Treinamento Corporativo (ATC), Business Change, Semana Trinacional do Empreendedorismo, Selo Foz Sustentável, Feira Internacional do Livro, Feirão de Imóveis, Campanha Contrate uma Empresa Nucleada, Missões Técnicas, entre tantas outras atividades com parcerias e apoio de instituições.

Entre as ações do Conselho Jovem Empreendedor estão o Cojefi Talks e Academia de Treinamento Corporativo (ATC)

 

De olho em melhorias nas leis

Além disso, os núcleos atuam com a elaboração de legislação e regulamentação de projeto de leis como a já citada lei de incentivo à pesquisa e inovação do município, beneficiando todas as empresas e instituições que têm atividades inovadoras e de pesquisa.

Núcleo de Tecnologia da Informação puxou debate sobre lei da inovação em Foz

Outra contribuição é o apoio na criação de cursos para atender à demanda das empresas, como o curso de Engenharia de Software em parceria com universidade, contribuindo e orientando acadêmicos com temas para TCC que sejam relacionados com a realidade das empresas locais e participando com projetos integradores.

Orientações

O Programa Empreender tem ainda como ponto forte as orientações para participação em licitações públicas, capacitando e qualificando os nucleados para atender às NRs (Normas Regulamentadoras) de segurança e medicina do trabalho.

Em rede

O Programa Empreender participa também do Comitê Gestor do Desenvolvimento Municipal (CGDM), dos grupos de trabalho com temas acesso ao crédito, acesso ao mercado, educação empreendedora e associativismo.

Faça parte você também!

Presidente da ACIFI, Faisal Ismail, em reunião com representantes dos Núcleos de Tecnologia da Informação e Núcleo de Comunicação

A Associação Comercial e Empresarial é referência na cidade, e o Programa Empreender é um canal que atende muitos interessados em saber mais sobre o associativismo e acabam fazendo parte de algum núcleo. Ou sentem forte necessidade de criar um núcleo no seu segmento.

Para concluir, vale destacar que a maioria dos interessados fica sabendo dos núcleos por meio de alguma ação dos nucleados, sempre mostrada nas redes sociais, inspirando e motivando as empresas a fazerem parte dos núcleos, frequentemente presentes nas mídias sociais.

* Francisco Namiuchi é consultor do Programa Empreender da ACIFI

COMPARTILHAR: